quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Fumo, Pre-cogs e o Presidente da República

Menino, que bafón... Alguém sensato e politicamente incorreto! E quem é? O próprio presidente da república. Adoro o Brasil. Eu e Língua sempre discutimos o "encaretamento" progressivo da sociedade. Subitamente não se pode mais fazer nada. Começou com o fumo. Prédios públicos: Proibido. Cafés de Paris, estadios de futebol em NY (Giuliani must die!) avião, cinemas, aeroportos também. Depois começou a condenção dos palitos de dentes e o alcool.

O único lugar que considero justificável a proibição do tabagismo são os postos de gasolina, mas aqui em Pequenópolis tem posto de gasolina que tem até restaurante. Por que não se pode fumar? Acho que uma cozinha industrial sobre um tanque de combustível não é lá a coisa mais segura do mundo. Mas vamos lá. Essa proibição eu aceito mas a proibição da venda de bebidas alcoólicas a partir de determinado horário em lojas de conveniência não.

Em HellSífilis não pode mais fumar em locais que sejam atendidos por garçons, mesmo que seja ao ar livre. Ambiente inóspito para o trabalhador, eles alegam. Sei não, partindo desse princípio rapidamente os poucos lugares que reservam áreas para fumantes desistirão. Daqui a uns anos vai ter condomínios para fumantes e escolas para filhos de fumantes.

Tava revoltada com a possibilidade de entrar em vigor a lei em que não se pode mais fumar ao volante. (Essa lei já existe na Capital.) Eu fumo e continuo com as duas mãos ao volante. Não há desculpa plausível pra isso a não ser o tal do encaretamento. Deviam proibir som no carro. Ele também distraem e fazem você retirar uma mão do volante. Não esqueçamos da obrigatoriedade de câmbios automáticos, vidros que abrem e fecham com a força do pensamento e, é claro, proibido levar passageiros, eles conversam... Crianças então, nem pensar!!!

Com o tempo a gente vai ser preso só por pensar em fumar ou beber. Uma coisa bem Spielberguiana. Divisão pré-crime. Já me vejo ouvindo a seguinte frase "Você está presa pelo futuro-crime de fumar. Você será enviada para colônia penal em Marte e esperará julgamento sob a custódia da República das Galáxias."

E quando penso que tudo está completamente perdido vejo a seguinte matéria:

Lula defende o uso do fumo "em qualquer lugar"

"Eu defendo, na verdade, o uso do fumo em qualquer lugar. Só fuma quem é viciado". Essa foi a resposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ser indagado sobre sua opinião sobre o projeto federal que proíbe o fumo em lugares fechados, a exemplo do que foi proposto pelo governador José Serra (PSDB), na semana passada.

Durante a pergunta que lhe foi formulada, Lula fumava uma cigarrilha. Ele concedia entrevista coletiva a jornalistas de oito jornais populares do País, no Palácio do Planalto, ontem pela manhã. Naquele momento, não havia repórteres-fotográficos na sala. O projeto do Ministério da Saúde está em tramitação na Casa Civil, desde fevereiro, e propõe a extinção de todos os fumódromos em recintos fechados, liberando o cigarro apenas em casa ou na rua.

Lula não quis manifestar sua opinião sobre o mérito do projeto. ­"Eu não vou propor. A idéia do Ministério da Saúde é a proibição do fumo em todos os lugares fechados. Eu mando o projeto para o Congresso e não voto." Ao ser questionado sobre um decreto que proíbe o fumo no Planalto, o presidente respondeu: ­ "menos na minha sala. Eu, se for na sua sala, certamente não fumarei porque respeito o dono da sala. Mas, na minha, sou eu que mando."

2 comentários:

Lingualguma disse...

Adoro!!!!
Há muito tempo não ficava tão feliz com a declaração de um chefe de Estado.
É um dos nossos (e anda ouvi dizer que ele até bebe...)
:P

Cinéfilo disse...

Apesar de estar (mais uma vez) tentando parar de fumar (infelizmente faz mal pra o pulmão, sou asmático, e estou morando numa cidade poluída, com clima frio e seco...Foda!!), fico feliz, pela primeira vez em anos, com algo que sai da boca do nosso presidente.