sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Mais do mesmo

Ninguém pode calar dentre mim
Esta chama que não vai passar
É mais forte que eu
E não quero dela me afastar

Eu não posso explicar quando foi
E nem quando ela veio
E só digo o que penso
Só faço o que gosto
E aquilo que creio

Se alguém não quiser entender
E falar, pois que fale
Eu não vou me importar com a maldade
De quem nada sabe
E se alguém interessa saber
Sou bem feliz assim
Muito mais do que quem já falou
Ou vai falar de mim

É diletos, a tão temida (por mim, pelo menos) lei antifumo chegou às terras alencarinas. E confesso que andava um pouco desconfiada, receosa quanto ao fato dela ser seguida por aqui. A verdade é que está sendo sim. Alguns lugares não só proibiram como também não disponibilizaram espaços para que esta atividade seja praticada what-so-ever. O cumprimento desta lei em cidades como São Paulo acarretaram uma nova ordem de problemas. O primeiro deles é a sujeira que as pontas de cigarro fazem já que não é permitida a colocação de cinzeiros nas calçadas. O segundo é a poluição sonora nas portas dos tais estabelecimentos, o ruído que os duplamente mal educados fazem. O terceiro e mais danoso é o prejuízo financeiro. Recentemente foi calculada uma redução de faturamento de quase quarenta por cento em pubs e boates.

A boa notícia é que novas soluções estão sendo buscadas para que fumantes e não fumantes convivam harmoniosamente. Aparentemente percebeu-se que esta lei, ao contrário do que se imaginava, não mudou os hábitos dos fumantes. Estes continuam frequentando a noite, só que agora superlotando estabelecimentos comerciais que ofereçam espaços apropriados para que seus cigarros sejam apreciados com deleite e não em lugares que associo aos vales destinados aos leprosos.

Graças ao Twitter eu descobri um site em bacana que trata o assunto de forma aparentemente séria que me fez sentir menos irracional quanto às minhas queixas em relação à minha liberdade de escolha e a coação. Não vou mais falar do sinto de segurança ou da gordura trans, juro. O que eu realmente temo é que, com a chegada dos novos direitos adquiridos pelos não fumantes, outras minorias excluídas e politicamente incorretas sejam perseguidas pelos moralizadores e sua linda fórmula de eugenia, seus atestados de bons costumes e práticas saudáveis.

Gordos do mundo uni-vos. Nós , findada essa discussão sobre o tabagismo, seremos os próximos a sermos acusados de contraproducentes gastadores do dinheiro público, mal educados e sem vergonha na cara por não mudarmos de hábitos mesmo sendo "comprovado cientificamente" que a gordura abdominal é nociva ao coração e ao caralho de asas.

Ao contrário do que todos imaginavam, inclusive eu mesma, sou a favor dessa lei. Sou a favor, inclusive, de seu cumprimento, para que finalmente cheguemos a uma zona de conforto, satisfatória para todos, para que meu (mau) hábito saia finalmente da berlinda e que eu possa satisfazer em paz meu vício perfeitamente legal.

Enquanto este dia não chega, eu me contento em frequentar meu bar-pé-sujo-de-cada-dia que, não só autorizou minha prática, como comercializa meus saches de câncer em forma de canudinho. Infelizmente, em protesto, aviso aos navegantes que não me convidem para festas em ambientes para não fumantes. Não vou, não preciso me prestar a este Papel de implorar para sair e dar uma fumadinha rápida do lado de fora. Me nego a dar o prazer aos agora-felizes-e-cheirosos-não-fumantes de torcerem suas caras e correrem apressados nas calçadas para me falarem sobre seus direitos e aquelas balelas sobre parar de fumar que todos conhecemos. Não, não vou aproveitar para parar de fumar. Desculpem-me aqueles que acham que encontraram um bom e convincente argumento para virarem pessoas boas e saudáveis. Eu prefiro o açúcar, a manteiga e o cigarro. Sigo o exemplo dos gays, que quando está quase comprovado que casamento é o maior fracasso institucional do mundo eles ainda insistem que querem o direito de cometê-lo. And so do I.

P.S. Pra quem interessar o link dos Fumantes Unidos é http://www.fumantesunidos.org/


Um comentário:

Claudio disse...

Olá, caro dono do blog.
Muito legal esse seu texto, ainda mais essa parte:
"Não vou, não preciso me prestar a este Papel de implorar para sair e dar uma fumadinha rápida do lado de fora. Me nego a dar o prazer aos agora-felizes-e-cheirosos-não-fumantes de torcerem suas caras e correrem apressados nas calçadas para me falarem sobre seus direitos e aquelas balelas sobre parar de fumar que todos conhecemos. Não, não vou aproveitar para parar de fumar. Desculpem-me aqueles que acham que encontraram um bom e convincente argumento para virarem pessoas boas e saudáveis. Eu prefiro o açúcar, a manteiga e o cigarro."
Além da parte em que você diz que fefquenta pés sujos por causa dessa lei anti fumo de m... Continue assim. Aqui no Rio eu faço isso mesmo. BOICOTO. Boicoto também shopping centers, pois me ecuso a gastar um centavo que seja em locais onde antes fumava no meu cantinho do fumódromo, e agora não posso mais. Em shoppings só compro nas tabacarias.
Como membro da FumantesUnidos, fiquei feliz e ORGULHOSO por termos sido apontados (apesar de só estar vendo ese texto quase 2 anos depois).
Abraço
Claudio D'Amato