sexta-feira, 6 de março de 2009

Bette Davis Eyes

Foto Julio Paiva


Um post difícil dessa semana, adiei esse ao máximo. Rita Brum vai voltar para sua morada em terras portenhas e eu quase sempre fico sem palavras pra descrever a saudades que sinto dela. E tem essa música (tá la em cima, no nome do post), sempre que toca no meu i-tunes me faz lembrar dela. Talvez seja simplesmente por que seus olhos sejam por demais marcantes. Nada parecidos com o da Bette Davis ou da Capitú, só marcantes.

 
...She's pure as New York snow...

Morro de saudades dela sempre que vejo o filme "As Horas" (mentira, depois de ler o livro nunca tive coragem de ver o filme inteiro, páro bem no comecinho miacabando de chorar). Quando eu estava grávida, ela foi a única pessoa que não me deu nada relacionado a bebês no dia do meu aniversário. Me deu esse livro (pesaaaaado!!!) com uma dedicatória que enche meus olhos de lágrimas até hoje. Hoje, inclusive.

...All the boys think she's a spy...

Me lembro dela toda vez que vou no Arlindo sozinha por que a gente nunca combinava nada. Na verdade, ficamos de acordo, depois de tantos encontros "ao acaso" que jamais nos ligaríamos para combinar. A gente usava telepatia e funcionava. Sempre. Parece mentira, mas é verdade. Ela foi a primeira pessoa que eu consegui fazer isso, e, honestamente eu tô ficando boa nisso. Meu msn telepático chega até em Metrópolis, quem sabe, Córdoba, não?


..And she'll tease you, she'll unease you
All the better just to please you...

Me lembro dela cada vez que sinto uma vontade sufocante de dizer algo sincero pra alguém. Uma vez eu disse que ela era "radical demais". Nem lembrava disso. Babaquice de jovem recém saída da adolescência, cheia de verdades. Graças a Deus ela levou comentário numa boa, jura que foi legal, que a fez refletir. Mas se me perguntarem se faço de novo, digo que não faria. Pretendo seguir meu exercício de não falar "verdades" que não são da minha conta. Minha mãe sempre diz "Quem fala o que quer, escuta o que não quer".


...She got Greta Garbo's standoff sighs...

Lembrarei dela, recitando o Cântico Negro na calçada do Arlindo, cada vez que Bethânia o recitar de dentro dos meus vídeos favoritos do youtube. Eu que já gostava dessa poesia passei a gostar ainda mais.


Rita tem a capacidade transformar coisas pesadas em outras relativamente divertidas, como se tudo de terrível que nos acontecesse fossem fatos risíveis. Uma coisa do tipo : Não leve a vida muito a sério. Adoro isso nela.


Vai fazer falta, amiga, sua leveza. E agora eu devolvo a você a mesma dedicatória do livro. Eu sei, sou terrível nisso mesmo, sempre uso as palavras de outros...

"Dai-me a mão,
querida

Para que sobre ela
eu possa cravar
o beijo da minha amizade.

Felicidades no limiar
do teu ciclo particular"

Beijocas.

  

4 comentários:

Heron disse...

=~

Dentista disse...

Muito bom!

Rita Brum disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita Brum disse...

amiga:
embasbacada, tomou-me a respiraçao;
lisonjeada, animou-me a vaidade confessa;
arrasada, causou-me o calafrio das mais aferradas saudades...

e agora? esse videoclip oitentoso estará para sempre no meu quartinho de "recuerdos" gritando trilha. Nesse caso, as imagens sao aquelas nossas, das transgressoes de limites - como no cacau-cubo ou no sanatório geral - que é do nosso feitio.

eu também amo você. e me rasgo de saudade.